ATACANTE URUGUAIO SUÁREZ, MORDE ZAGUEIRO CHIELLINI, E ITALIANO SE REVOLTA COM ÁRBITRO.

Chiellini reclama de dor no ombro, enquanto Suárez coloca as mãos no dente.
Chiellini reclama de dor no ombro, enquanto Suárez coloca as mãos no dente.

BRASIL – Suárez fez mais uma vítima. Segundos antes de Godín marcar o gol da classificação uruguaia, o atacante celeste se envolveu em uma confusão com o zagueiro italiano Chiellini. Mas não foi um lance comum. Marcado pelo camisa 3 da Azzurra, Suárez não hesitou em dar uma mordida no ombro do zagueiro. Ambos caíram no gramado, mas o italiano se revoltou com a atitude do rival. Enquanto Suárez reclamava de dores na cabeça, Chiellini, revoltado com a situação, mostrava as marcas deixadas pelo atacante uruguaio. O árbitro da partida, o mexicano Marco Rodríguez, nada marcou no lance. Na sequência, Ramírez cobrou o escanteio que originou o gol marcado por Godín.

Não é a primeira vez que Suárez se inspira em Mike Tyson – que ficou marcado pela mordida em Hollyfield – para provocar um adversário. Ainda pelo Ajax, o atacante Bakkal, à época no PSV, foi a vítima do uruguaio, em uma partida disputada em novembro de 2010.

O zagueiro sérvio Ivanovic, do Chelsea, havia sido o alvo mais recente do atacante. No ano passado, em um clássico com o Liverpool, o jogador foi mordido por Suárez em uma partida pelo Campeonato Inglês. Nas duas oportunidades o uruguaio foi julgado e suspenso. Foram 17 dias longe dos gramados, se somadas as duas punições.

Após o jogo, Chiellini voltou a mostrar sua revolta com a atitude do atacante celeste e cobrou uma postura mais rigorosa da Fifa.

– O Suárez me mordeu, como já tinha feito antes. Vamos ver se a Fifa terá coragem de fazer alguma coisa, ao contrário do árbitro na hora – declarou o zagueiro, em entrevista para o SporTV.

Suárez, por sua vez, se defendeu e negou ter mordido:

– São coisas do jogo, não houve nada. Também fiquei com o olho machucado. Somos todos jogadores de futebol.

fifa analisará imagens

Diante da repercussão do lance, a Fifa se manifestou por meio de nota divulgada pela sua assessoria de imprensa e disse que analisará o episódio. Segundo a nota, a entidade está esperando o relatório e as imagens da partida para analisar o caso e em breve uma posição será anunciada.

A Fifa ainda lembra que de acordo com o item “a” do artigo 77 do Código Disciplinar da entidade, o Comitê Disciplinar da Fifa é responsável por sancionar sérias infrações que escapem da atenção dos oficiais do jogo. Além do mais, de acordo com o artigo 96, qualquer tipo de prova pode ser produzido. De acordo com o parágrafo 3 do mesmo artigo, são admissíveis depoimentos dos árbitros, declarações de ambos os lados e testemunhas, evidência material, gravações em vídeo ou áudio.

O Uruguai venceu a Itália por 1 a 0 e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Na próxima fase, a Celeste encara o primeiro colocado do Grupo C, que no momento é a Colômbia. A Costa Rica foi a primeira colocada do Grupo D. Os italianos se juntaram aos ingleses e se despediram mais cedo do Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *