HOJE DIA NACIONAL DO TAMBOR DE CRIOULA SERÁ CELEBRADO NO CENTRO DE SÃO LUÍS.

Dia Nacional do Tambor de Crioula será celebrado no centro de São Luís.
Dia Nacional do Tambor de Crioula será celebrado no centro de São Luís.

SÃO LUÍS – O dia 18 de junho é dedicado nacionalmente ao Tambor de Crioula, registrado como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão em 2007. A celebração da data será hoje, a partir das 7h, na Praça do Pantheon, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite (Centro), com os grupos de tambor de crioula “Arte Nossa”, “Brilho de São Benedito” e “Tambor de Crioula do Oriente” convidando todos para participar da festa.

Após o reconhecimento como patrimônio cultural, foi elaborado um Plano de Salvaguarda do Tambor. O documento foi produzido pelo Comitê Gestor que também é responsável por acompanhar e auxiliar a execução do Plano. O Comitê é composto por representantes da sociedade civil, do poder público, de órgãos estaduais e municipais ligados à Cultura e dos próprios grupos de tambor de crioula.

“A data representa o reconhecimento de uma expressão genuinamente maranhense na identidade cultural do Brasil, reforçando não somente a autoestima dos coreiros e coreiras, em sua maioria negros, bem como a aceitação da sociedade em geral com a inserção dos grupos e da prática do tambor em espaços públicos como forma de valorização desta manifestação cultural”, informou o coordenador geral do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, Neto de Azile.

 Capela –

Entre as ações a favor da preservação e salvaguarda do Tambor de Crioula, a Fundação Municipal de Cultura (Func) conta com espaço destinado ao estímulo e revitalização de rodas de tambor, que é a Capela de São Benedito, localizada na Fábrica São Luís (Rua de São Pantaleão, Madre Deus). No último sábado de cada mês, é realizada ladainha e toque de tambor com grupos convidados. A capela fica aberta das 13h às 18h, de segunda a sábado.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e o Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula realizam, todos os anos, a Alvorada dos Tambores.

Mais

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado. Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios maranhenses, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.

FONTE: O ESTADO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *