O governador Carlos Brandão anunciou nesta quarta-feira (1º), por meio do twitter, que Cricielle é a nova diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA. Além de ser a primeira mulher a comandar a instituição, também é a primeira cidadã negra no posto.
A nomeação de Cricielle reforça a união entre o governo do Estado e o Governo Federal. Isto porque o governador Carlos Brandão é do PSB, mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, e Cricielle é do partido do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ambos do PT. e juntos vão trabalhar para a consolidação de investimentos na educação maranhense.
Cricielle traz consigo um enorme histórico de trabalho em prol da população maranhense e da educação pública. Fundou um cursinho popular e no governo de Flávio Dino coordenou programas como o Serviço Travessia, o Minha Casa Melhor e a Escola Ambiental.
Além de contar com um legado de trabalho e luta, Cricielle também tem o apoio do partido ao qual pertence. Como candidata a deputada estadual e dirigente nacional, ela foi a mais votada do PT na região metropolitana de São Luís e seu maior número de votos veio de bairros periféricos, sendo também pioneira em puxar votos evangélicos para a sigla no Maranhão, se tornando uma liderança muito importante do estado.
Esse é um momento histórico para a educação maranhense, pois não apenas um cargo tão importante é ocupado por uma mulher negra, mas também por uma mulher que vem da periferia e acredita que a educação popular é fundamental para a transformação social.