O GOVERNO DO ESTADO DO MA VAI INVESTIR NO SISTEMA PRISIONAL.

GOVERNADORA ROSEANA
GOVERNADORA ROSEANA.

 

Após reunião coma governadora Roseana Sarney, nesta quinta-feira (24), no Palácio dos Leões, o presidente da Comissão de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público no Sistema Prisional, no Controle Externo da Atividade Policial ena Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Mario Bonsaglia, demonstrou confiança nas ações que já vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado nos presídios maranhenses. Bonsaglia chegou a falar em “otimismo moderado”.

 “Saímos com um otimismo moderado (…) Sabemos das dificuldades, mas agovernadora se comprometeu em investir substanciais recursos, que é o necessário a fazer.”

Ele considerou “produtivo” o encontro. “Compreendemos que a reunião foi muito produtiva. Foi uma reunião de discussão franca com os diversos interlocutores representando instituições que atuam junto ao sistema prisional, Ministério Público, Judiciário e Executivo”.

Confira abaixo, trechos da declaração de Mario Bonsaglia:

“A governadora anunciou que vai destinar R$ 53 milhões em melhorias do sistemaprisional; são recursos, segundo ela informou, provenientes do BNDES.”

“O secretário de Justiça (e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa) anunciou que serão construídas novas unidades prisionais nos próximos seis meses. São 10 unidades no interior e uma na capital”.

“A governadora disse que está empenhada e vai buscar reverter essa situaçãodentro do contexto do decreto de Emergência que foi editado por ela. E também se dispôs a assinar um Termo de Compromisso com o CNMP, CNJ, Ministério Público, Defensoria… Enfim, nos moldes dos já realizados nos outros estados.”

“Compreendemos que a reunião foi muito produtiva. Foi uma reunião de discussãofranca com os diversos interlocutores representando instituições que atuam junto aosistema prisional, Ministério Público, Judiciário e Executivo”.

“O sistema de Pedrinhas é muito instável; uma nova rebelião pode acontecer se nãoforem tomadas providências urgentes. Mas, saímos daqui, deixamos hoje São Luís com a esperança de que o sistema prisional será tratado com investimentos que está a necessitar”.

“Saímos com um otimismo moderado (…) Sabemos das dificuldades, mas agovernadora se comprometeu em investir substanciais recursos, que é o necessário a fazer.”

FONTE: Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *