MORRE O AUTOR DE BELA MOCIDADE DO BUMBA-MEU-BOI DE AXIXÁ, DONATO ALVES, AOS 82 ANOS.

1º LP DE AXIXÁ COM BELA MOCIDADE COM DONATO ALVES.
1º LP DE AXIXÁ COM BELA MOCIDADE COM DONATO ALVES.

SÃO LUÍS – Morreu, na tarde desta segunda-feira (10), o cantador e compositor do sotaque de orquestra, Donato Alves, do bumba meu boi de Axixá. O músico faleceu por complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido em maio do ano passado. Ele estava internado há nove meses no Hospital Carlos Macieira.

Em 2000, Donato Alves, também, havia sofrido um AVC, mas continuou em plena atividade na capital maranhense.

A toada “Bela Mocidade”, canção composta na década de 1980, é um dos grandes sucessos do cancioneiro maranhense. Natural de Axixá, o cantor sempre demonstrou a sua forte relação com sua cidade natal.

Donato Alves teve a canção imortalizada na voz da cantora Maria Bethânia e, ao lado do amo do boi, Francisco Naiva, compôs dezenas de outras belas toadas que embalam o São João do Maranhão há décadas.

Em nota, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do compositor. “A cultura do Maranhão está triste hoje. Donato Alves era um mestre na arte de compor. Com simplicidade, sabia traduzir em poesia as belezas de Axixá, do Munim e do Maranhão. Donato e sua história de paixão pelo boi estão eternizados através de sua música, cheia de emoção e alegria”, afirmou a governadora Roseana Sarney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *