CANDIDATO A SENADOR NA CHAPA DE LOBÃO FILHO SERÁ DEFINIDO POR PESQUISA.

Gastão Vieira.
Gastão Vieira.

MARANHÃO- O candidato ao Senado na chapa do pré-candidato ao Governo do Estado, senador Lobão Filho (PMDB), será decidido por meio de pesquisa de intenção de votos. Os pré-candidatos, que terão 15 dias para se mobilizar no interior maranhense, acordaram esse método após reunião do senador com a governadora Roseana Sarney (PMDB).

Foram consultados os deputados Gastão Vieira, Arnaldo Melo (ambos do PMDB), Manoel Ribeiro (PTB) e mais um representante do PT. Os dois primeiros são pré-candidatos a senador pelo PMDB. Gastão Vieira já estava posto como pré-candidato junto com Lobão Filho, que na época estava na disputa à espera da decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB) se concorreria ou não ao Senado. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, teve o nome colocado após a definição da pré-candidatura de Lobão Filho após a desistência de Luis Fernando Silva de disputar o governo estadual. Melo é o indicado dos deputados da base de governo de Roseana Sarney para a vaga na chapa de Lobão Filho.

Manoel Ribeiro representou, na reunião, seu partido que reivindica o direito de indicar o nome do candidato já que a vaga que será aberta é a do senador Epidácio Cafeteira que pertence ao PTB. Já PT, que neste fim de semana define a tática eleitoral para este ano, também chegou a manifestar a intenção de entrar nessa disputa assim que houve a mudança do candidato do grupo governista e por isso participou do acordo.
Pelo acordo, os pré-candidatos terão 15 dias para fazer mobilizações no interior do estado e assim viabilizar seus nomes junto a lideranças políticas e comunitárias. Após esse período, o grupo encomendará uma pesquisa de intenção de votos e o que tiver maior percentual será o escolhido para compor a chapa majoritária de Lobão Filho.
“Sabemos do pouco tempo que temos e por isso acordamos que uma pesquisa seria a maneira mais democrática para chegarmos a essa escolha. O mais bem posicionado na pesquisa, será o nosso candidato ao Senado”, afirmou Lobão Filho.
O deputado Gastão Vieira considera a decisão mais correta e democrática. Segundo ele, assim que a pesquisa for finalizada, o grupo deverá aceitar os números e não abrir mais debates sobre o Senado.
“Estamos correndo contra o tempo e por isso a pesquisa de intenção de voto é a maneira mais rápida e democrática para chegar a essa conclusão. Sempre defendi essa tese. O que não pode ocorrer é depois da pesquisa, rediscutirmos essa questão do Senado dentro do nosso grupo”, disse Vieira. Arnaldo Melo também garantiu ser a forma mais democrática de chegar ao candidato a senador do grupo. Ainda de acordo com o presidente da Assembleia, a consulta prévia do eleitorado facilita também a decisão dos demais concorrentes de aceitar a decisão e apoiar o mais votado.
“Da minha parte, o que for o mais votado nessa consulta prévia terá meu apoio incondicional. Sou homem de grupo e caminho com as decisões da maioria”, afirmou Arnaldo Melo.
FONTE: O ESTADO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *