91 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO PRECISAM REPASSAR R$ 13 MILHÕES DE FGTS AOS TRABALHADORES.

DIREITO DO TRABALHADOR
DIREITO DO TRABALHADOR

 

Quase 13 milhões de reais depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) precisam ser repassados aos trabalhadores de 91 cidades maranhenses. A questão foi tema de uma audiência realizada na manhã desta terça-feira (25) no Ministério Público do Trabalho no Maranhão, com prefeitos, procuradores e advogados dos municípios investigados pelo MPT-MA.

Para garantir que os recursos sejam repassados aos funcionários municipais, o MPT-MA propôs aos gestores públicos a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Vários representantes municipais aproveitaram a audiência para firmar o acordo.

As Prefeituras terão um prazo de 180 dias para regularizar a situação. Em caso de descumprimento do TAC será aplicada multa, cujo valor será de 20 mil reais – para São Luís e Imperatriz – e de 15 mil reais para os demais municípios maranhenses.

O coordenador de Relacionamento com Clientes do FGTS da Caixa, Francisco Vinícius Nobre, explicou como deve ser feita a individualização dos valores recolhidos no Fundo. Ele entregou a cada representante um kit com o extrato do valor a ser individualizado, além de um CD com o aplicativo que auxiliará nesse trabalho.

Caso de São Luís

De acordo com levantamento da Caixa, a capital maranhense possui 114 mil reais de FGTS a ser individualizado. Em todo o Maranhão são 12,9 milhões de reais bloqueados no banco à espera da transferência para os funcionários municipais que trabalharam no regime celetista e não receberam o benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *