MUNDO – Nesta terça-feira (12) terá início o Conclave que elegerá o novo Papa da Igreja Católica, 115 cardeais decidirão, por meio de voto, quem será o novo representante da Igreja. Não há candidaturas oficiais para assumir o papado, mas há muitas especulações sobre quem deverá substituir o Papa Bento XVI, que RENUNCIOU EM 28 DE FEVEREIRO.
Dentre os muitos cotados para assumir o importante cargo está o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, 63 anos. Ele é natural de Cerro Largo no Rio Grande do Sul. Dom Odilo tem sido apontado como um homem extremamente religioso e fiel à doutrina cristã. Outra característica fundamental é a sua postura intransigente, não havendo nada em sua história de vida que possa colocar em risco a imagem da Santa Sé. À frente da Arquidiocese de São Paulo, a maior arquidiocese do país, o cardeal brasileiro se destaca, também, como um bom administrador.
As virtudes de Dom Odilo são fundamentais para o momento em que vive a Igreja Católica, com denúncias de abusos sexuais cometidos por clérigos e, ainda, pelo momento de crise no Banco do Vaticano.
Dom Odilo Pedro Scherer é o principal candidato da América, onde vivem 42 por cento dos católicos do mundo. Ele se destaca, também, por ser um latino-americano de boa visão e bons modos, de sobrenome alemão e fluência em italiano. O que o faz parecer menos latino e que pode agradar os cardeais que escolherão o novo líder da Igreja Católica.
Conheça alguns“candidatos” a assumir o papado
Angelo Scola
Tem 71 anos e é natural da Itália. Angelo é o arcebispo de Milão.É especialista em teologia moral. Scola é chefe de uma fundação que promove o entendimento entre cristãos e muçulmanos. É considerado como alguém de oratória intelectualizada.
Marc Ouellet
É canadense e tem 68 anos. Marc é o chefe da Congregação para os Bispos, que é uma espécie de departamento pessoal do Vaticano.
Sean O’Malley
Tem 38 anos e nasceu nos Estados Unidos. Foi nomeado em 2003 como arcebispo de Boston. É considerado como um homem de autoridade calma e humildade franciscana.
Timothy Dolan
Tem 63 anos e é american. Dolan é arcebispo de Nova York e chefe da conferência episcopal dos EUA, deu à Igreja dos EUA uma influência inédita nos conclaves. É marcado pelo seu humor e dinamismo.
Leonardo Sandri
É argentino e tem 69 anos. Nascido em Buenos Aires, ocupou o terceiro cargo mais graduado do Vaticano entre 2000 e 2007, como chefe da seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano.
Luis Tagle
Tem 55 anos e é das Filipinas. É considerado carismático, tal qual o falecido papa João Paulo II. Luis Tagle é arcebispo de Manila.
Peter Erdo
É da Hungria e tem 60 anos. Foi, por dois mandatos, presidente da Conferência Episcopal Europeia. Ele é, também, um pioneiro na iniciativa de “Nova Evangelização” para reavivar a fé católica na Europa.
Christoph Schoenborn
Tem 68 anos e é da Áustria, 68 anos. Foi aluno de Joseph Ratzinger (Bento XVI) e se tornou arcebispo de Viena após um escândalo de abuso sexual. Ele apoia reformas cautelosas, inclusive a de demonstrar mais respeito a católicos homossexuais.