ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEVE TER RENOVAÇÃO SUPERIOR A 50% NAS ELEIÇÕES DESTE ANO.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MARANHÃO.
PRÉDIO NO CALHAU DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MARANHÃO.

SÃO LUÍS – Pelo menos 14 deputados da atual legislatura não irão concorrer à reeleição nestas eleições. A informação foi confirmada diante do registro no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA). Os motivos são diversos, que vão desde de impossibilidades de concorrer diante de condições de inegibilidade, aposentadorias políticas e até mesmo a disputa de outros cargos políticos. Somado ao número de deputados que não alcançarão a reeleição, a renovação na Casa Legislativa deve ultrapassar o patamar dos 50%. Na última eleição, em 2010, a Assembleia teve uma renovação de 54%, com 19 parlamentares reeleitos e 23 eleitos. O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) que não irá mais disputar as eleições para o parlamento estadual afirma que esse processo de renovação é natural. “Essa renovação é positiva, é um processo irreversível, as mudanças sempre vêm”, declarou.

Vai ter vaga?

De acordo com a expectativa do presidente do PMDB, Remi Ribeiro, a base governista deverá alcançar o mesmo patamar, com a eleição de pelo menos 30 parlamentares. “Estamos trabalhando para preencher todas as vagas, mas a expectativa real é a de eleger 30 deputados”, disse. O advogado Márcio Coutinho foi mais otimista nos cálculos e declarou que a base governista provavelmente será ampliada. “Temos mais do dobro de candidatos de oposição e devemos fazer 35 deputados estaduais, que deverão, no total, ter mais do triplo de votos dos parlamentares de oposição”, assegurou Coutinho.
O presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, não especulou números, mas declarou que os oposicionistas trabalharão para eleger o máximo de deputados estaduais possíveis. “Trabalhar para fazer o máximo. Número é a dinâmica da campanha que determinará, mas nossas chapas têm muita competitividade”, afirmou.
Alguns membros da Oposição, no entanto, afirmam que é possível que a chapa de candidatos oposicionistas eleja cerca de 14 parlamentares. Se somado as projeções de governistas e oposicionistas, a Assembleia maranhense deveria aumentar, de 2 a 7 assentos no parlamento estadual para atender às expectativas já projetadas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *