AXIXÁ, TERRA DA BELA MOCIDADE COMPLETA 96 ANOS

IGREJA NS.SAÚDE
IGREJA NS.SAÚDE

PARABENS AXIXÁ

A Cidade de Axixá fundada em 23 de Setembro de 1917,com 11.425 Habitantes(IBGE).Distante à 100 Km de São Luís,sob à administração da prefeita Roberta, estar aniversariando hoje com o amanhecer de seus belos cenários culturais de um povo gentil, religiosos e de cultura rica.
Com o destaque cultural do boi de Orquestra.Que hoje possui uma disputa na cultura do Bumba-meu-boi antigo e do boi novo,lembrando o carnaval com o bloco mais badalado que é o caranguejo do mestre Domingos.O povoado foi desenvolvido à margem esquerda do rio Munim. O topônimo caracteriza uma árvore grande, de frutos avermelhados, encontrada às margens do rio Munim, próximo ao porto.
O Município de Axixá foi colonizado pelo português Manoel José de Pinho e outros, que mandaram buscar em Portugal uma imagem de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira da Cidade, para a igreja ali edificada.
Após a queda da Monarquia, Axixá foi anexado a Icatu, passando a constituir seu 2.° distrito.
Em 1917, voltou a ser independente, sendo então instalado como Município.

esses são os votos do portal do Munim a linda cidade de Axixá.                            

Nossa querida Axixá completa mais um aniversário e gostaria de parabenizar os Axixaenses. Gente que, com seu trabalho diário, constrói a uma cidade exuberante. Muitos ali nasceram, outros ali chegaram, e constituíram família. Por isso, não medem esforços quando se fala em solidariedade, em busca do bem-estar comum. Orgulhosamente me insiro no rol daqueles que saúdam a cidade pelos seus 96 anos de fundação.grandes poetas como:Adelino da Fontoura Chaves, que nasceu em Axixá/MA, 30/03/1859 e faleceu em  Lisboa/Portugal, 02/05/1884, Professora Maria Madalena Atta de Castro (Dona Maroquinha)Mestre Zé Carlos Leite,Donato Alves autor de Bela Mocidade e muitos outros.Hoje existe três grupos tradicionais que são: O tradicional boi de Axixá,Mocidade Axixaense e Eldorado de Axixá e varias danças do municipio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *