DEPUTADO BIRA E A DEPUTADA ELIZIANE GAMA FEZ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A EXTRAÇÃO DE AREIA NO LEITO DO RIO MUNIM.

MESA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A EXTRAÇÃO DE AREIA DO RIO MUNIM
MESA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A EXTRAÇÃO DE AREIA DO RIO MUNIM.
PREFEITO FRANCIVALDO VASCONCELOS FALANDO DA EXPULSÃO DOS TIRADORES DE AREIAS.
PREFEITO FRANCIVALDO VASCONCELOS PALESTRANDO SOBRE A EXPULSÃO DOS TIRADORES DE AREIAS.
PREFEITO FRANCIVALDO,SECRETÁRIOS DE P.JUSCELINO E DE MORROS.
PREFEITO FRANCIVALDO,SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DE P.JUSCELINO E DE MORROS.
O POVO DO MUNIM EM PESO NO AUDITÓRIO.
O POVO DO MUNIM EM PESO NO AUDITÓRIO.
REPRESENTANTES DA SEMA
REPRESENTANTES DA SEMA.
JULIO LAGO DEFENDENDO O RIO MUNIM.
RICARDO LAGO DEFENDENDO O RIO MUNIM.
SECRETÁRIO DO CONLESTE OZENILDO.
SECRETÁRIO DO CONLESTE OZENILDO.
PROFESSORA VANIZIA DEFENSORA DO RIO MUNIM
PROFESSORA VANIZIA DEFENSORA DO RIO MUNIM.
CLÁUDIO VASCONCELOS MEMBRO DO CONLESTE.
CLÁUDIO VASCONCELOS MEMBRO DO CONLESTE.
MARCOS ANTONIO DONO MAGROPEL.
MARCOS ANTONIO PROPRIETÁRIO DA MAGROPEL.
GEOLOGO DA EMPRESA MAGROPEL.
GEÓLOGO DA EMPRESA MAGROPEL.
DEPUTADO BIRA E A DEPUTADA ELIZIANE GAMA PRESIDIRAM À AUDIÊNCIA.
DEPUTADO BIRA E A DEPUTADA ELIZIANE GAMA PRESIDIRAM À AUDIÊNCIA.

SÃO LUÍS- Aconteceu nesta quarta-feira (16) no Plenarinho da Assembleia Legislativa à audiência pública sobre a retirada de areia do rio Munim. Atendendo o convite da Associação Amigos do Rio Munim, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) e a deputada Eliziane Gama, realizou à audiência Pública para recebeu a população do município de Presidente Juscelino no sentido de resolver as reclamações da população sobre a extração de areia no leito do Rio Munim. À audiência foi presidida pelos deputados com a presença do prefeito Francivaldo Vasconcelos,secretários de meio ambiente de Presidente Juscelino,Morros,Grupo Amigos do Rio Munim,secretário da SEMA, Geólogo e o dono da empresa MAGROPEL senhor Marcos Antonio, mais conhecido como bracinho.

Na audiência foram ouvidos a população de juscelino que estiveram presentes em massa onde reivindicaram a retirada da empresa MAGROPEL, que além de esta acabando com o leito do rio Munim ainda esta toda irregular sem alvará de funcionamento e com as documentações da SEMA vencidas. 

A comunidade queixa que a operação que extrai a areia tem causado diversos problemas para a população local e adjacências,  além de frequentes transtornos. Segundo o presidente da Associação, Junior Barroso, já é possível visualizar os impactos ao sistema ecológico provocado pela a extração desordenada da areia.
“Nós não somos à favor da extração de areia no nosso Rio, não queremos essas caçambas destruindo nossos povoados porque o risco é bem maior, com esse tráfego só vai aumentar o número de acidente. A rua é muito estreita, tem uma sala de aula que funciona bem próximo a pista com aula de manhã e de tarde, isso sem esquecer os motoqueiros que passam aí sem limite e sem consciência das coisas. Tudo isso afeta a comunidade”, desabafou a professora Vanizia, moradora do Povoado Bela Vista do Pinho.
O representante da empresa MAGROPEL senhor Marcos Antonio, mostrou a falta de conhecimento de meio ambiente, porque ao mesmo tempo que foi anunciado o cancelamento falou em tom de arrogância que iria funcionar com outra liminar. Isto mostra que por trás de tudo tem um manejo que precisa ser visto com esta audiência, onde o deputado pediu trinta dias para da uma solução ao problema.
Os documentos, comprovando a liberação da atividade extrativista, foi concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, do Departamento Nacional de Produção Mineral, além de um Alvará de funcionamento (vencido), na época, emitido pela Prefeitura de Presidente Juscelino na gestão do prefeito Darcy.
Cobrando posicionamento referente a responsabilidade na expedição das liberações, O Grupo de Amigos do Rio Munim afirmou: “A gente quer que as autoridades tomem uma medida, já que eles ( a empresa) tem todas as licenças ambientais vencidas e não sabemos se foi feito algum estudo ambiental da região. Queremos também que a comunidade seja agraciada com a retirada desta empresa de nossa região, em alguns meses de luta ninguém da população tinha sido ouvido”.
Se dispondo a encontrar uma solução para o impasse, o deputado Bira e a deputada Eliziane Gama esclareceu que como parlamentar representa o povo e, deste modo, ficará ao lado da comunidade para tomar as providências cabíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *