EM RESPOSTA ÀS RUAS, DILMA ROUSSEFF PROPÕE PLEBISCITO PARA DISCUTIR REFORMA POLÍTICA.

Presidente reuniu 27 governadores e 26 prefeitos de capitais em Brasília.
Presidente reuniu 27 governadores e 26 prefeitos de capitais em Brasília.

 
Com a presença da governadora do Maranhão, Roseana Sarney(PMDB) e do prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda(PTC), a reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff (PT), para o debate sobre mobilidade urbana e as tarifas do transporte coletivo, nesta segunda-feira (24), foi marcada pela defesa da convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política.

No encontro, a presidente apresentou cinco pactos a serem estudados pelos governadores e prefeitos das principais cidades do País. ‘O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está’, argumentou a petista.

Dilma Rousseff propôs ainda uma nova legislação que considere a ‘corrupção dolosa [quando há intenção] como crime hediondo’, com penas mais severas. Ela pediu agilização na implantação da Lei de Acesso à Informação.

Abaixo, os cinco pactos anunciados por Dilma Rousseff:

1° – Pacto pela responsabilidade fiscal
Dilma defendeu um pacto de responsabilidade fiscal, com o objetivo de manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.

2° – Pacto da reforma política
‘Quero propor o debate sobre a convocação do plebiscito popular para fazer a reforma política que o país tanto necessita’.

3°. Pacto pela saúde
Presidente quer acelerar os investimentos em hospitais, como por exemplo, incentivar a ida de médicos a regiões mais necessitadas. E, quando não houver a quantidade de profissionais necessária, contratar médicos estrangeiros.

‘Trata-se de uma ação emergencial, tendo em vista a necessidade que temos de encontrar médicos para trabalhar nas áreas mais remotas ou nas zonas mais pobres’, disse. Citando exemplos de Inglaterra e Estados Unidos, Dilma lembra que o Brasil é um dos que menos emprega profissionais do Exterior.

4º – Pacto pela qualidade do transporte público
‘Decidi destinar mais R$ 50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana’. A presidente anuncia a criação do Conselho Nacional de Transporte Público.

5º – Pacto pela educação
‘Avançamos muito nas últimas décadas. Por isso, temos lutado para que 100% dos royalties do petróleo e 50% dos recursos do pré-sal sejam investidos em educação’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *