FESTA DO DIVINO MOVIMENTA A CIDADE HISTÓRICA DE ALCÂNTARA.

DIVINO ESPIRITO SANTO EM ALCANTARA
DIVINO ESPIRITO SANTO EM ALCANTARA

 

ALCANTÂRA – A força da tradição de Alcântara se manifestou mais uma vez ontem durante a levantada do mastro do imperador, que marca a abertura da Festa do Divino Espírito Santo. A tarde foi acalorada na cidade histórica (situada a 23 km em sentido noroeste de São Luís) com a movimentação de milhares de pessoas pelas ruelas centenárias da velha potência colonial.

A população da cidade e turistas se espalharam pelas ruas da cidade, aguardando nas portas das casa dos mordomos – os festeiros responsáveis pela organização do festejo dedicado ao Espírito Santo – ou nos cantos das ruas a passagem do mastro, carregado nos ombros de homens da cidade, que representam os servos do reinado.

A preparação para a retomada da tradição é sempre iniciada no ano anterior com a leitura do pelouro, no qual são conhecidos os nomes do imperador e demais festeiros. Porém, o primeiro rito a ser seguido no ano da festa é a derrubada do tronco de uma pericurana – espécie de árvore nativa das matas que ficam próxima a Alcântara, a aproximadamente 12km.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *