MORRE O EX-MINISTRO FERNANDO LYRA.

EX-MINISTRO FERNANDO LYRA
EX-MINISTRO FERNANDO LYRA

 

Pernambuco –  O ex-ministro da Justiça do governo José Sarney, Fernando Lyra, morreu nesta quinta-feira, às 16h50, aos 74 anos, no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

Ele estava internado no Incor desde o último dia 5, quando foi transferido do Hospital Português, do Recife. O ex-ministro apresentava insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a uma infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acometia há cerca de 20 anos.

Lyra foi ministro da Justiça de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Antes de se internar, Fernando Lyra escrevia artigos para a revista Carta Capital.

Dilma destaca papel de Fernando Lyra na defesa da democracia brasileira

A presidenta Dilma Rousseff divulgou nesta quinta-feira nota de pesar pela morte do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. “A democracia brasileira perdeu um de seus mais expressivos defensores”, diz a presidenta, lembrando que Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no país.

“Exímio articulador político, Fernando Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos”, ressalta a nota de Dilma.

O ex-ministro Fernando Lyra morreu nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 74 anos, vítima de complicações cardíacas. Ele estava internado desde o dia 5 no Incor, para onde foi transferido do Hospital Português no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *