Número de profissionais de saúde infectados pela Covid-19 passa dos 900 no Maranhão

Pacientes diagnosticados com o novo coronavírus vão contar com 53 leitos no Hospital da Mulher em São Luís.

MARANHÃO – De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na noite desse sábado (23), 902 profissionais de saúde já foram infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Destes, 747 já estão recuperados e 17 morreram por causa da doença. No último domingo (17), o número de infectados era de cerca de 800.

Em relação aos pacientes que foram infectados, estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. De acordo com a SES, os profissionais estão sendo acompanhados e a testagem está sendo realizada também nas unidades de saúde onde eles trabalham.

Um novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde será divulgado na noite deste domingo (24).

Coronavírus no Maranhão

Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão teve mais 2.424 casos novos e chegou a 21.191 casos confirmados, com 754 óbitos e 4.074 curados e 16.363 pessoas em tratamento.

Segundo a SES, 404 casos novos foram na Grande São Luís, 102 em Imperatriz e 1.918 em outros municípios maranhenses.

  • MUDANÇAS: Serviços afetados pelo coronavírus no Maranhão
  • O QUE FAZER: Para onde ir, caso apareçam os sintomas
  • MAPA DO CORONAVÍRUS: Confira as cidades infectadas pelo país
  • DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas
  • GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre o Covid-19

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *