Podemos anuncia incorporação do PSC e oPrefeito Eduardo Braide se filia ao PSD 

PSD terá Braide como candidato a prefeito em 2024 e PSC deixa de existir ao incorporar ao Podemos.

MARANHÃO – Dois fatos ocorridos em Brasília nesta terça-feira (22) movimentaram as redes sociais e a política maranhense.

Primeiro, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou filiação ao PSD, partido que nestas eleições teve como candidato ao governo do Maranhão o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior.

Diante da filiação de Braide, o ex-prefeito Edivaldo fica sem espaço para disputar a prefeitura em 2024 e a tendência é que deva pedir desfiliação do partido.

O “ato” de filiação de Braide aconteceu numa sala do partido na capital federal com a presença dos deputados federais Edilázio Júnior e Josivaldo JP além do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

– Incorporação do PSC ao Podemos

Nesta terça também foi oficializada a incorporação do PSC – Partido Social Cristão ao partido Podemos. O anúncio foi feito pela presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), e pelo presidente do PSC, Pastor Everaldo.

Nas eleições de outubro, o PSC não atingiu a cláusula de barreira, regra que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido precisa obter para manter acesso a determinadas verbas e direitos.

Com a incorporação, a sigla mantém o nome Podemos e adota o número de urna do PSC: 20. Ao se tornarem uma sigla só, Podemos e PSC terão, em 2023, uma bancada de 18 deputados federais e 7 senadores. Será a oitava maior bancada da Câmara.

No Maranhão, cada um dos partidos elegeu um deputado federal: Aluísio Mendes e Fábio Macedo, este último é quem irá presidir o partido a nível estadual em detrimento Mendes.

– Assembleia Legislativa do MA

Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o partido terá quatro deputados estaduais: Júnior Cascaria, Leandro Bello eleitos este ano pela legenda e, os outros dois incorporados do PSC: Wellington do Curso e Fernando Bride.

Porém, o irmão do prefeito de São Luís não ficará no partido, já Wellington ainda não se pronunciou sobre a incorporação.

(DOMINGOS COSTA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *