Polo do Iema em Axixá abre novas vagas para cursos técnicos.

Polo do Iema em Axixá.

AXIXÁ/MA – Estudantes que querem cursar Ensino Médio aliado à educação profissionalizante podem se inscrever a uma das 140 vagas oferecidas para o ano letivo de 2019 no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) para o polo do município de Axixá. A unidade disponibiliza cursos técnicos na área de Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Controle e Processos Industriais. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (29). 

“Com as oportunidades da rede de institutos, os alunos vivenciam a educação com um modelo pedagógico inovador, oportunidade de realizar um projeto de vida, construir e realizar seus sonhos. É isso que o Iema representa”, destaca o reitor da rede Iema, Jhonatan Almada. Ele ressalta ainda que o processo seletivo da rede representa uma oportunidade aos jovens que têm interesse nesta modalidade de ensino. O polo oferece os cursos de eletrotécnica, serviços jurídicos, informática e guia de turismo.

“Para nós, todos os cursos ofertados na nossa unidade representam um marco no desenvolvimento da nossa região. Oportuniza a inserção no mercado de trabalho, bem como a idealização e planejamento do projeto de vida de cada estudante. Nos alegra contribuir para esse processo de desenvolvimento destes jovens e ajudar a construir o futuro”, diz a gestora geral do polo, Léa Cristina Dutra Paixão. A unidade plena de Axixá tem atualmente 296 alunos.

O polo de Axixá é uma das 13 Unidades Plenas da rede de institutos, que tem como diferencial aliar o Ensino Médio à educação técnico-profissionalizante e em tempo integral. As unidades em Bacabeira, Brejo, Cururupu, Pindaré-Mirim, Matões, Timon e São Luís também estão com inscrições abertas para o próximo ano, totalizando 1.260 novas vagas na rede plena do Iema para 2019.

Processo seletivo

A lista de classificados será divulgada no dia 14 de dezembro, no site do Iema. As matrículas serão realizadas do dia 7 a 11 de janeiro de 2019. As atividades do Iema são realizadas de segunda a sexta-feira, em tempo integral, totalizando 10 horas diárias – das 7h30 às 17 horas. No ato da matrícula, o selecionado deve apresentar documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4, certidão de nascimento); certificado de conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) ou declaração original deste com data a partir de janeiro de 2019. 

Os alunos têm direito a refeições e área adequada para descanso na própria unidade onde farão o curso. Ao final, o estudante conclui simultaneamente a profissionalização técnica e o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas no site do Iema acessando o link http://web.iema.ma.gov.br/seletivo_iema/login.

Educação e profissionalização

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado em janeiro de 2015, com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado. A rede conta com infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, considerando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão. 

O Iema está organizado em Unidades Plenas Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís-Centro/Itaqui Bacanga, Timon, Santa Inês, Brejo, Presidente Dutra, Matões, Cururupu) e Unidades Vocacionais (Açailândia, Bequimão, Caxias, Carolina, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Ribeirãozinho e São Luís-Praia Grande/Escola de Cinema/Estaleiro Escola). A rede também atua em parceria com prefeituras, associações, sindicatos e movimentos sociais alcançando mais de 70 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *