Prefeitura de Axixá, realiza coletas em domicílio de pacientes notificados com síndrome gripal e com suspeita de Covid-19

PROFISSIONAL DA SAÚDE REALIZANDO COLETA NAS CASAS.

AXIXÁ/MA – A Prefeitura de Axixá, através de sua gestora Sônia Campos, montou uma unidade exclusiva para atendimento aos casos suspeitos e confirmados de coronavírus e sintomas comuns de gripe, com ou sem dificuldade para respirar. De acordo com a Secretaria de Saúde, pensando na proteção da população axixaense e no seu maior conforto, a prefeitura de Axixá, deu início às coletas em domicílio de pacientes notificados com síndrome gripal e com suspeita de Covid-19, com solicitação para o exame RT-PCR. O exame será realizado por um bioquímico, profissional capacitado para tal atividade, e as amostras serão encaminhadas para análise no Lacen-MA.

Quando e onde procurar atendimento em caso de suspeita de coronavírus?

Procurar o centro de saúde do município que está conveniado ao Lacen-MA, que é referência. Embora apresente sintomas leves e um quadro de síndrome gripal, o indivíduo deve procurar a unidade de saúde do município, que funciona 24 horas. A equipe realiza o manejo adequado do paciente e os casos mais graves são encaminhados aos hospitais de referência da cidade.

Atualmente a Lacen-MA, realiza dois tipos de exames para diagnóstico da doença:

Teste rápido: A coleta é feita com um furo no dedo e deve ser realizada após o sétimo dia do início dos sintomas gripais. A testagem é realizada em casos específicos.

RT-PCR: Com swab, cotonete passado na garganta e nariz do paciente, a amostra pode ser coletada entre o primeiro e décimo dia do início dos sintomas: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar. 

“Mesmo que apresentem um resfriado comum, as pessoas precisam passar por uma avaliação médica, frisou secretário de Saúde. Em ambos os casos elas devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, afastadas de crianças, idosos e pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos.

PROFISSIONAL DA SAÚDE REALIZANDO COLETA EM CASAS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *