SECRETARIA DE SAÚDE DE MORROS DESMENTE SOBRE MATERIA VINCULADA NA IMPRENSA, SOBRE FECHAMENTO DO HOSPITAL MUNICIPAL.

SECRETARIA DE SAÚDE ELIZABETH ALMEIDA
SECRETARIA DE SAÚDE DE MORROS-ELIZABETH ALMEIDA

Sobre alguns email enviadas ao PORTAL DO MUNIM, sobre a questão do fechamento do hospital municipal Padre Luigi Muraro, na cidade de Morros, a secretaria Elizabeth, vem esclarecer ao povo Morroense, veja a materia abaixo redigida por ela mesma:

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE MORROS

Em relação à informação de que a prefeitura de Morros fechará o Hospital Padre Luigi Muraro, temos a declarar o seguinte:

O Município de Morros está implementando estudos para melhorar o sistema de saúde ofertado à população morruense. Esta estratégia aponta para a melhoria dos serviços de Atenção Básica, o que corresponde à responsabilidade dos municípios do porte de Morros.

Para executar essa estratégia, estamos reformando, ampliando e construindo Unidades Básicas de Saúde (UBS). Encontra-se em pleno funcionamento o Centro de Saúde de Sant’ana e até o final de agosto estaremos inaugurando a UBS de Una dos Moraes, na sede.

Estão em fase de ampliação 3 Unidades Básicas: Recurso, Santana e Zacarilândia e nos próximos meses estaremos a ampliando as unidades de Cancela e Buriti do Meio.

Temos ainda aprovadas para construção mais 5 unidades de saúde: Santa Catarina, Lago, Mata dos Alves, Timbó e Mato Grosso.

Com isso, dentro da competência do Município de Morros, os profissionais efetivos manterão o mesmo atendimento que vêm fazendo atualmente: procedimentos básicos, estabilização, atividades coletivas e individuais, imunização, dispensação de medicamentos de atenção básica, serviços de odontologia, radiologia, ginecologia, pediatria, etc. Os casos mais complexos serão encaminhados para os serviços especializados dentro da política de atendimento do SUS.

A manutenção do Hospital Padre Luigi Muraro  passou a ser onerosa ao município, em prejuízo dos serviços de atenção básica elencados acima, uma vez que este hospital só recebe mensalmente R$ 30.000,00, definidos na portaria nº PT 623 – 11/06/2013 dos Recursos Federais para as despesas da Unidade. Só de pagamento dos profissionais médicos, o município tem um gasto mensal que ultrapassa R$ 70.000,00. O gasto total, incluindo profissionais, alimentação, medicamentos e material hospitalar chega a 150.000,00.

Além do mais, o prédio do Hospital Padre Luigi Muraro é de propriedade da ASPROMIN – Associação de Proteção Materno Infantil, sendo antigo demais, com muitos problemas estruturais, ao ponto de em março de 2012 a vigilância sanitária estadual interditar o Centro Cirúrgico. Desde esse período, temos tentado, junto ao Ministério da Saúde, recursos para reforma da Unidade, na tentativa de transformá-la em um Centro de Parto Normal, com internação hospitalar para clínica pediátrica. Esse esforço tem sido em vão, pois a Unidade não é própria e nesse caso o Ministério da Saúde não pode investir recursos.

Relutamos muito na decisão de fechar o hospital, mas também sabemos que com a inauguração do Hospital Geral de Morros, em 2011, a população passou a ter uma unidade com infraestrutura adequada, equipada e com profissionais competentes para seu atendimento.

Dentro da nossa estratégia de saúde, estamos colocando 3 leitos de observação no Centro de Saúde Municipal Sant’ana, que terá médico todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. Os profissionais concursados que hoje atuam no Hospital serão remanejados para as Unidades de Saúde existentes no município.

Temos a consciência que o município de Morros deve investir mais na promoção e proteção da saúde, melhorando e ampliando as ações da Estratégia Saúde da Família e criamos as condições para que,  nos casos necessários, os pacientes possam ser encaminhados com dignidade e responsabilidade.

 

Elizabeth Almeida dos Santos- Secretária Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *