SEMED de Presidente Juscelino participa de reunião na URE de Rosário

PRESIDENTE JUSCELINO/MA – A secretária de ducação Thamiris Rabêlo com sua equipe da semed de Presidente Juscelino, participaram da reunião na URE de Rosário, para cerimônia de entrega do Prêmio Escola Digna e também do Selo Prefeito(a) da Educação.

A secretária de educação do estado, através do secretário Felipe Camarão, em continuidade às ações para fortalecer a aprendizagem nos municípios das Unidades Regionais de Educação do Maranhão (UREs), através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu com a equipe técnica da URE de Rosário, para realizar a cerimônia de entrega do Prêmio Escola Digna e também do Selo Prefeito(a) da Educação.

Além das equipes técnicas da Seduc e Unidade Regional de Educação (URE), a cerimônia contou com a presença de gestores escolares, para receber os prêmios e fazer alinhamento e fortalecimento dos canais de aprendizagem, visando melhorar os índices educacionais do Maranhão. 

Esta é mais uma edição do Prêmio Escola Digna, que premia diversas escolas públicas estaduais e municipais que tiveram melhores desempenho de aprendizagem, com base no Índice de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (IDE-MA). 

O Selo Prefeito(a) da Educação contemplará diversos prefeitos, uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades do Maranhão. Os selos são divididos nas categorias ouro, prata e bronze.

O objetivo, tanto do prêmio quanto do selo, será reconhecer e estimular o desenvolvimento da excelência, equidade e da qualidade social dos sistemas públicos no Maranhão, e valorizar a gestão educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Além da mobilização da comunidade escolar para implementação de ações didático-pedagógicas, o que favorece o alcance das metas do Plano Estadual de Educação, aprovado pela Lei nº 10.099, de 11 de junho de 2014.

O Prêmio Escola Digna é realizado com base no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama), realizado em 2024. A legislação do prêmio prevê, também, a realização de contribuição financeira às escolas públicas que obtiverem os menores resultados nas avaliações do Seama, expressos pelo IDE – Alfa, IDE – 5º ano e IDE – 9º, que são denominadas Escolas Apoiadas.

Secretária Thamiris Rabêlo na cerimônia de entrega do Prêmio Escola Digna e também do Selo Prefeito(a) da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *