VALE CONSEGUE LIBERAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS.

ESTRADA DE FERRO LIBERADA
ESTRADA DE FERRO LIBERADA

 

 

SÃO LUÍS – Interditada desde a terça-feira (5), a Estrada de ferro Carajás  foi liberada na noite desta quinta, por volta das 21h. Segundo a Assessoria de Comunicação da Vale, a empresa conseguiu, na Justiça, a reintegração de posse da ferrovia. Que havia sido interditada por moradores do povoado de Outeiro dos Pires, localizado no município de Santa Rita-MA, que fica a 72 km de São Luís.

Reivindicação

A estrada foi interditada por volta das 7h30 da terça-feira (5), por moradores que reivindicam a construção de um viaduto no Km 72. O acordo da Vale com os moradores foi firmado em 13 de julho de 2012, na qual a empresa apresentou o projeto de expansão da EFC. Entre as obras previstas no município de Santa Rita, estava a construção do viaduto. Porém, ainda não houve a realização da obra.

Segundo a Vale, o projeto de expansão da EFC teve a sua licença de instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em 19 de novembro de 2012. A partir desta licença é que a empresa tem a autorização para iniciar as obras apresentadas. Além disso, a Vale afirma que a comunidade já utiliza uma passagem de nível oficial existente no local e a mesma possui sinalização em conformidade com a legislação ferroviária.

Mesmo com a liberação da EFC, a Vale afirma que continuará tentando negociar com os moradores para cessar o conflito.

Trem de Passageiros

Devido a interdição, a Vale informou, por meio de nota, que o Trem de Passageiros não circulou nesta quinta-feira (7). Os passageiros que já haviam comprado seu bilhete poderão remarcar sua passagem ou receber o dinheiro de volta nas Estações de Passageiros. Quem quiser obter mais informações sobre as viagens, pode ligar para o Alô Ferrovia: 0800 285 7000.

Estrada de Ferro Carajás

A EFC possui 892 km de extensão e liga os Estados do Maranhão e Pará. A ferrovia vai de São Luís até Parauapebas-PA. Em funcionamento desde 1986, a EFC realiza viagens de São Luís a Parauapebas nas segundas, quintas e sábados. E de Parauapebas a São Luís nas terças, sextas e domingos. Cerca de 1.300 pessoas são transportadas por dia.

Os três da Vale transportam, por dia, 396 mil toneladas de minério de Carajás-PA ao Porto em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *