VEJA O QUESTIONAMENTO DO PORTAL E OS RESULTADOS DA PESQUISA DO IBOPE PARA GOVERNADOR QUE NUNCA ACERTOU NO ESTADO.

PESQUISA IBOPE.
PESQUISA IBOPE.

MARANHÃO – O instituto Ibope apesar de nunca ter acertado uma pesquisa em nosso estado, por exemplo a eleição de 2006 veja abaixo o erro imenso das eleições para governador, que na época a governadora Roseana ganharia no primeiro turno de 70% contra 21% de Jackson lago, onde o Jackson venceu de 51% contra 48%. Então vamos ver se desta vez acerta, e veja mais abaixo as pesquisa de 2006 e tire a conclusão dos resultados após as eleições de outubro, claro não substimandos os candidatos mas os erros já cometido por este instituto.

Observação do Portal do Munim: O instituto realizou a pesquisa em alguns municípios maranhense, nos dias 01 a 5 de setembro com 1.204 eleitores, que na verdade é muito pouco eleitores para o percentual do estado.

2014- O instituto Ibope divulgou na noite deste sábado (06) de setembro, a pesquisa eleitoral para governador, que aponta Flávio Dino (PCdoB) com 42%, e Edinho Lobão (PMDB) com 30% das intenções de votos. A pesquisa foi realizada nos municípios e ouviu entre os dias 1 a 5 de setembro 1.204 eleitores.

Os candidatos Antonio Pedrosa (PSOL), 2%, Professor Josivaldo (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago ( PPL), obtiveram cada qual 1%, pela corrida para o Governo do Maranhão.

Realizada pelo Ibope, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o nº MA-00040/2014, e contratada pela TV Mirante, filial da Rede Globo.

Confira abaixo os números pesquisa:

– Flávio Dino (PCdoB): 42%
– Edinho Lobão (PMDB): 30%
– Antônio Pedrosa (PSOL): 2%
– Professor Josivaldo (PCB): 1%
– Saulo Arcangeli (PSTU): 1%
– Zeluis Lago (PPL): 1

AGORA VEJA O QUESTIONAMENTO DO PORTAL SOBRE AS PESQUISA DO IBOPE EM 2006 PARA GOVERNADOR:

PESQUISA IBOPE 2006 PARA GOVERNADOR.
PESQUISA IBOPE 2006 PARA GOVERNADOR.

Ai vem o questionamento sobre as margens de erros das pesquisas realizadas pelo Ibope sobre intenção de votos que foram dados ao candidato a governador Jackson Lago (PDT) em 2006, que subestimaram o seu potencial eleitoral. Comparativamente, o instituto teve uma margem de erros muito alta, com a principal adversária do pedetista. Em 2006, na eleição na qual Jackson Lago saiu vencedor com pouco mais de 51% dos votos válidos no segundo turno, as pesquisas foram-lhe desfavorável até a véspera do pleito.

A pesquisa do Ibope divulgada em 14 de agosto de 2006, apontava Roseana Sarney (PFL) com 70% das intenções de votos contra apenas 21% de seu principal concorrente Jackson Lago, (PDT). Uma diferença de 49% das intenções de voto entre ambos. No dia 29 de outubro, Jackson Lago foi eleito com mais de 51%. No primeiro turno de 2006, Roseana Sarney iniciou a campanha com 60%, oscilou para 70%, mas no final das contas, nas urnas, obteve apenas 34% dos votos válidos, percentual 17% inferior aos 51% apontados pelo IBOPE, às vésperas da eleição. Pois ai esta a duvida.

 

 

FONTE: TRECHOS DESTA MATÉRIA EXTRAÍDA DO TEXTO DE MARCOS NOGUEIRA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *