VILA ISABEL É A CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA 2013.

QUADRA DA VILA ISABEL.
QUADRA DA VILA ISABEL.
SABRINA SATO
SABRINA SATO

RIO – A voz do povo presente nas arquibancadas do Sambódromo, que só gritou “é campeã” para a Unidos de Vila Isabel, foi a voz dos jurados: a azul e branca da Zona Norte do Rio conquistou o título de melhor desfile do carnaval de 2013, perdendo apenas três décimos e alcançando 299.7 pontos. Com o enredo “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um…”, a escola liderou a apuração durante a leitura de praticamente todos os dez quesitos – só em bateria, o sétimo, houve empate com a Unidos da Tijuca (que acabou em terceiro, falando sobre a Alemanha) e, por critérios de desempate, ficou momentaneamente atrás da escola do Borel. A Beija-flor, que levou a história dos manga-largas para a avenida, ficou em segundo lugar. Na 12ª colocação, a Inocentes de Belford Roxo foi rebaixada para a Série A, o novo grupo de acesso.

Em 4º lugar ficou a Imperatriz Leopoldinense, seguida de Acadêmicos do Salgueiro (5º), Acadêmicos do Grande Rio (6º), Portela (7º), Mangueira (8º) , União da Ilha (9º), São Clemente (10º), Mocidade Independente de Padre Miguel (11º ).

A Vila teve apenas com notas 10 até o quarto quesito (enredo), quando a jurado Flávio Freire Xavier deu 9.8 para a escola. A nota, no entanto, foi cortada por ter sido a mais baixa de quatro, e ficaram contando apenas três notas 10. No quesito comissão de frente, o quinto, a Vila Isabel foi a única a receber nota 10 do jurado do primeiro módulo, Paulo Cesar Morato. Mas, no segundo e no terceiro módulos do mesmo quesito (Marcus Nery Magalhães e Fabiana Valor, respectivamente), levou 9.9, o que a fez perder o primeiro décimo na apuração, totalizando 149.9. O problema maior, no entanto, foi no sexto quesito, bateria, em que a escola perdeu os outros dois décimos, por ter levado duas notas 9.9 (e uma 9.8, que foi descartada). Nos três últimos quesitos, a Vila manteve as notas dez (com as quais fechou oito quesitos).

Antes da leitura das notas, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que a Mangueira perdeu seis décimos, por ultrapassar em seis minutos o tempo de desfile, de 82 minutos. A Liesa também informou que decidiu impugnar pedido de punição à São Clemente, feito pela Inocentes de Belford Roxo, porque considerou que não havia motivo de merchandising no carro abre-alas da escola, que exibia imagens de novelas com o símbolo da TV Globo. Segundo a Liga, foi feita uma consulta prévia à Liga, que considerou não haver impedimento para a passagem do carro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *