MARANHÃO – A suplente de deputada federal e superintendente do IBAMA no Maranhão, Flávia Alves, assumiu, nesta sexta-feira (1º), o comando do Solidariedade no estado.
Flávia Alves, que é irmã do deputado estadual e ex-presidente do parlamento estadual, Othelino Neto (PCdoB), foi oficializada no comando do partido no Maranhão pelo deputado federal e vice-presidente nacional da legenda, Paulinho da Força.
O Solidariedade foi o partido que ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), questionando o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).
A ida de Flávia Alves para o partido, para muitos, acaba sendo interpretado que a ação teria a chancela de Othelino.
No entanto, a ADI, que terá como relator no STF, o ministro Flávio Dino, deve perder o objeto, já que, na quinta-feira (29), foi publicado um edital com modificações no processo de escolha, atendendo o que estava sendo reivindicado pelo Solidariedade.
Mas, ao que parece, o governador Carlos Brandão não tem mais o apoio incondicional dos 42 deputados estaduais, como ocorreu durante todo o ano de 2023.